22 de novembro de 2013

Celósia - plumosa

A Celósia - plumosa ( Celosia Argentea ) é uma planta anual que pode crescer até um metro, uma planta muito utilizada no paisagismo atualmente, misturando as cores ou jardins com somente uma cor atraindo muita atenção. É conhecida como Crista - de - galo, Plumosa, Celósia, Espiga, Suspiro, entre outros... Suas inflorescências são formadas de pequenas flores, nas cores amarela, vermelha, laranja, branco, vinho, creme e roxo.
É muito utilizada como flor - de - corte em decorações de festas e/ou para decorar a casa. Suas flores atraem beijas - flores, abelhas e borboletas. Há uma variedade de Celósia - plumosa anã ( que pode atingir até vinte centímetros), que ainda não é muito conhecida.




A Celósia - plumosa aprecia solo rico em matéria orgânica e deve ser cultivado a sol - pleno ou a meia - sombra. Não tolera geados ou o frio intenso. No paisagismo é utilizada em bordaduras, maciços, forrações, em conjuntos de cores variadas ou somente de uma cor, utilizada também para colorir praças e pátios de empresas. Pode ser plantada em vasos de pequena profundidade, ótima para ser plantada em jardineiras ou em cestas pendentes.
A Celósia - plumosa se multiplica por sementes, que se espalham rapidamente pelo jardim, fazendo com que a planta se torne invasiva.
Não tolera períodos de estiagem. É encontrada em floriculturas, em supermercados, em viveiros de plantas à R$ 4,00.

Deixe seu comentário e CURTA A FAN PAGE DO BLOG --> CLIQUE AQUI

5 comentários:

  1. Olá,Giovani!
    Também aprecio muito a beleza colorida das "Celósias" e as acho exóticas e charmosas! Por aqui onde moramos, são raras de se encontrar, embora eu já as tenha visto várias vezes serem vendidas até em supermercado...Eu mesma já tive uma delas,mas pena que ela não sobreviveu por muito tempo! No início deste ano, tive a oportunidade de viajar com meu marido para Lima, capital do Peru, e para minha surpresa, por lá ela é muito utilizada na ornamentação de praças,parques e jardins públicos, em variedade de lindas cores. Quem sabe um dia também ela possa fazer o mesmo sucesso por aqui?
    Tudo de bom, um ótimo domingo e um abraço grande!!!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa!!
      Também adoro a Celósia - plumosa, elas têm umas cores chamativas e vivas. Aqui vende em supermercados também, de todas as cores.
      Abraços, tudo de bom e um ótimo domingo para você !

      Excluir
  2. Ela é muito bonita pra se cobrir os canteiros sem graça , pois são muito coloridos.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Giovani,
    são lindas e enfeitam muito os canteiros com seu lindo colorido.
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelas informações. Qual é a época de plantio?

    ResponderExcluir